A ortodontia é responsável pelo correto alinhamento e nivelamentos dos dentes, uma correta relação entre a arcada superior e a arcada inferior (uma boa relação entre as bases ósseas), uma excelente oclusão funcional, e, tudo isso, dentro de uma estética facial e um sorriso fantástico.Não pense que ser ortodontista é fácil não, mas com certeza, é apaixonante.
Os três níveis básicos de Ortodontia
Ortodontia Preventiva
É onde, através de um diagnóstico precoce, se previne uma futura má oclusão, inclusive podendo evitar o uso do aparelho ortodôntico fixo.
Ortodontia Interceptativa
É onde, através de um diagnóstico adequado, se consegue, com vários tipos de aparelhos, corrigir uma má oclusão, em tempo de evitar que ela não se torne um problema grave e mutilante, muitas vezes resultando sequelas.
Ortodontia corretiva
É onde o diagnóstico e o planejamento são utilizados para corrigir os problemas já instalados, que, muitas vezes, precisam de exodontias e até mesmo Cirurgias Ortognáticas para a sua total correção.
A Ortodontia é uma especialidade da odontologia que se relaciona com todas as outras especialidades, muitas vezes dependendo desta relação para que obtenha sucesso no seu tratamento, tendo como maior exemplo a relação com a Cirurgia Buco-maxilo-facial.
A Ortodontia também se relaciona com outras áreas da saúde como:
- Otorrinolaringologia;
- Fonoaudiologia;
- Psicologia;
- Fisioterapia e outras.
Em tempos mais modernos, onde o apelo estético está muito forte, a ortodontia tem se destacado como uma especialidade bastante ligada à Estética do Sorriso, trazendo uma responsabilidade a mais para os seus profissionais. Para finalizar gostaria de “copiar” um dos meus mestres na Ortodontia, Prof. Carlos Alexandre Câmara, e dizer:
“A ortodontia é muito mais que isso! VIVA A ORTODONTIA!”
Texto por: Prof. Márcio Gick
0 comentários