(51) 3060.7067 / Secretaria: 9 9618.4673 / Cursos: 9 9513.5371 cursos@agor.com.br
Ortodontia: Seus desafios e vantagens

Escrito por Agor Pós

06/25/2020

Essa especialidade da Odontologia, que em 1929, através do trabalho de Charles Tweed, foi reconhecida como a primeira especialidade da odontologia no mundo, e, deste esse tempo, não para de crescer através de muita ciência e paixão.

A ortodontia é responsável pelo correto alinhamento e nivelamentos dos dentes, uma correta relação entre a arcada superior e a arcada inferior (uma boa relação entre as bases ósseas), uma excelente oclusão funcional, e, tudo isso, dentro de uma estética facial e um sorriso fantástico.Não pense que ser ortodontista é fácil não, mas com certeza, é apaixonante.

Os três níveis básicos de Ortodontia

Ortodontia Preventiva

É onde, através de um diagnóstico precoce, se previne uma futura má oclusão, inclusive podendo evitar o uso do aparelho ortodôntico fixo.

Ortodontia Interceptativa

É onde, através de um diagnóstico adequado, se consegue, com vários tipos de aparelhos, corrigir uma má oclusão, em tempo de evitar que ela não se torne um problema grave e mutilante, muitas vezes resultando sequelas.

Ortodontia corretiva

É onde o diagnóstico e o planejamento são utilizados para corrigir os problemas já instalados, que, muitas vezes, precisam de exodontias e até mesmo Cirurgias Ortognáticas para a sua total correção.

A Ortodontia é uma especialidade da odontologia que se relaciona com todas as outras especialidades, muitas vezes dependendo desta relação para que obtenha sucesso no seu tratamento, tendo como maior exemplo a relação com a Cirurgia Buco-maxilo-facial.

A Ortodontia também se relaciona com outras áreas da saúde como:

  • Otorrinolaringologia;
  • Fonoaudiologia;
  • Psicologia;
  • Fisioterapia e outras.

Em tempos mais modernos, onde o apelo estético está muito forte, a ortodontia tem se destacado como uma especialidade bastante ligada à Estética do Sorriso, trazendo uma responsabilidade a mais para os seus profissionais. Para finalizar gostaria de “copiar” um dos meus mestres na Ortodontia, Prof. Carlos Alexandre Câmara, e dizer:

“A ortodontia é muito mais que isso! VIVA A ORTODONTIA!”

 

Texto por: Prof. Márcio Gick

Odontologia é o Nosso mundo!

Artigos relacionados 

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mantenha-se atualizado

Veja Nossos Cursos

Todos os nossos professores são especialistas, mestre e doutores, com grande experiência clínica e didática.

Redes Sociais

fique por dentro de tudo que acontece em nossas redes sociais.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para responder as suas perguntas. Tire suas dúvidas conosco.
Olá, seja bem vindo a AGOR, como eu posso ajuda-lo?